Os voluntários integrados neste programa serão acompanhados e treinados para desenvolver competências uteis à sua vida.
Todas as pessoas no ativo ou não, que queiram colocar o seu saber e tempo em prol do outro.
- CANDIDATURAS:
Todas as pessoas podem candidatar-se ao Programa de Voluntariado Ativo através de uma inscrição no banco de voluntários do Centro Luís de Camões. Esta é feita nas instalações do CLC ou atraves do nosso formulario online de recrutamento.
- SELEÇÃO
Cada candidato passará por um processo de avaliação através de uma entrevista. A seleção e integração do voluntário no Programa será feito com base nos conhecimentos e competências individuais e sua adequação à realidade do Centro Luís de Camões.
No caso de profissionais especializados ou áreas de formação superior, estes irão criar e desenvolver um projeto a ser desenvolvido na instituição.
Todos os voluntários serão integrados em projetos desenvolvidos pela equipa do CLC ou em projetos propostos pelos voluntários especializados.
Nota: profissionais especializados: são todas as pessoas que dominem um ofício ou área do conhecimento adquirida através do ensino ou através da experiência profissional.
- Dotar os voluntários à procura de emprego de experiência, conhecimentos e competências que sejam significantes para o apoio na procura ativo de emprego.
- Potenciar um espaço de oportunidade para ‘DAR’, para ser voluntário e sentir-se útil.
- Poder servir de espaço de ocupação e socialização prevenindo doenças do foro psico-emocional.
Em todos os casos, no final de cada período definido (3 meses, 6 meses ou 12 meses), haverá uma avaliação e redefinição do programa PVA.
Cada voluntário receberá um certificado de participação com a indicação do nº de horas, identificação das tarefas / projetos desenvolvidos e descrição do seu desempenho.
Caso o voluntario se candidate a trabalhos fora do país, a instituição passará uma carta de recomendação / certificação do trabalho desenvolvido, visto que em muito países o voluntariado é um dos requisitos de seleção.