O Centro Comunitário Jardins dos Ilhéus (CCJI), é uma das respostas sociais do Centro Luís de Camões. Este centro foi inaugurado a 28 de Abril de 2006, situando-se em pleno coração do Bairro do Hospital.

A prática interventiva é realizada através de um apoio psicossocial prestado à comunidade, incluindo o utente em atividades ocupacionais e/ou projetos de vida delineados consoante a problemática diagnosticada.

A sede espalha a sua missão por todas as valências que possui: “Existimos para e pela inclusão social”, dinamizando atividades de carácter social, cultural e lúdico da população-alvo. As áreas de intervenção assentam na prestação de cuidados básicos, na consciencialização cívica e na competitividade social.

Atualmente, o Centro Comunitário do CLC dá resposta a uma média de 120 famílias/ 350 pessoas, embora tenha vindo a alargar o seu raio de ação devido à atual conjuntura económica. As ajudas aos pedidos que chegam são diversificadas, pelo que este Centro realiza atividades e suprime necessidades tanto a crianças como a adultos e idosos da freguesia de São Pedro e do Concelho do Funchal.

A Freguesia de São Pedro possui, de acordo com os Censos 2011, um total de 7273 habitantes, distribuídos da seguinte forma: 0 – 1567. O CLC dá resposta a todas as faixas etárias, sendo que a maioria da resposta social é dada à comunidade abrangente ao Bairro do Hospital. As atividades planificadas que decorrem no Centro são realizadas por utentes com idades compreendidas entre os 6 e mais de 80 anos.

Algumas das atividades desenvolvidas são: